Turistando

Nos últimos dois dias estive a ser cicerone de amigos Australianos que vieram a Lisboa pela primeira vez. Tentei que a experiência fosse o mais crua possível para eles verem Lisboa a sério.

Cheguei a dizer-lhes “espero que não se assustem mas vou levar-vos a um sítio mesmo porco onde os taxistas vão comer. Ou os bêbados às 4 da manhã”. Uma visita a Lisboa não pode ser só mercado da ribeira e Pastéis de Belém (onde também os levei). Também tem de ser iscas com batatas cozidas, alheira, bacalhau à lagareiro e vinho da casa em jarro (adoraram todos). E maçã assada. E, num bailarico, traduzir-lhes a letra da Garagem da Vizinha (it’s very tight). Rally tascas e sardinhas (que, comicamente, os deixou chocados pelo peixe vir inteiro com as entranhas Ahah).

Descobri que o frango assado – que eles chamam de “Portuguese chicken” – é super famoso na Austrália. Há uma cadeia de Portuguese chicken com piri piri que toda a gente adora. Primeiro sítio onde eles quiseram ir foi comer Portuguese chicken (Ahah) para testar as diferenças. Não existem. Quão diferente pode um frango assado saber? Constantemente ouvi-os dizer, chocados, que tudo era tão barato. Que todas as refeições que fizemos custariam o quádruplo na Austrália. Habituaram-se rapidamente a pedir para ir beber “dollar beer” – todo um incrível mundo que eu lhes mostrei de cerveja a um euro. Neste momento estão a caminho do Porto, onde já sabem que é obrigatório comer uma francesinha e presenciar a loucura que vai ser ver o jogo de Portugal na segunda feira.


Foi curioso tomar consciência de que, assim que se despacham os sítios obrigatórios (castelo, alfama, Belém e seus monumentos, lx factory, chiado, baixa e cais à noite) sobra muito pouco para fazer em Lisboa além de comer. Além do que mencionei ainda houve espaço para raquetes de vitela e bolo de chocolate do Landeau. Como eles aprenderam, em Lisboa come-se. Muito e bem. E, para estrangeiros, muito barato. If you’re reading this trying to understand what I wrote: glad to have had the opportunity to show you around 😊

Falem comigo em:

www.instagram.com/franciscobaptista
www.linkedin.com/in/francisbaptista
www.facebook.com/franciscopaisbaptista

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *