Tenho 8 cópias do novo livro do Gary Vaynerchuk, Twelve And A Half, para oferecer (versão em inglês, paperback).
Como ganhar?
A Caça ao NFTesouro
Vou esconder 8 códigos de seis caracteres (ex: a2a2a2):
- Sete códigos estarão escondidos na internet.
- Um código estará escondido num local físico em Lisboa.
No dia 14 de Dezembro às 21h vão ser publicadas nesta mesma página 8 pistas. Cada pista leva à descoberta de um código.
A primeira pessoa a encontrar cada código terá de o inserir na app POAP (mais informação em baixo). A primeira pessoa a inserir cada código receberá automaticamente na app um crachá digital de vencedor (um POAP). O vencedor de cada crachá receberá uma cópia do livro do Gary.
Cada código ficará inutilizado após ser usado uma vez. Se não forem os primeiros, ou se inserirem o código errado, a app dirá que o código não é válido.
Assim que resolverem um dos desafios e ganharem um crachá (POAP) da Caça ao NFTesouro, enviem-me mensagem no instagram (@franciscobaptista).
O que precisam para jogar?
- Sacar a app POAP (iOS ou Android, ambas grátis)
- A astúcia de um pirata capaz de roubar o ídolo dourado da casa do governador.
Nível dos desafios/pistas:
- 3 fáceis
- 4 médios
- 1 difícil.
Condições
- Só irei enviar um livro por pessoa. Se resolverem um desafio e ganharem um POAP por favor não tentem ganhar mais. Eu gostava que mais pessoas tivessem a oportunidade de ganhar o livro.
- Enviarei os livros aos vencedores por correio. Apenas para moradas em Portugal. Não vou enviar livros para o estrangeiro.
- Por favor não hackem este site. Não há pistas nem soluções escondidas aqui 🙂
Esta oferta de livros não é uma parceria com nenhuma marca nem editora. Eu comprei os livros.
POAPs: Como Usar
POAP é uma sigla que quer dizer Proof of Attendance Protocol. Tem sido popularizado nos eventos de web3. Cada participante recebe um POAP, um crachá digital que prova que participou. É como guardar o bilhete de um festival para recordação.
Os POAPs são grátis para receber/reclamar.
Exemplo dos meus POAPs:
Os POAPs da Caça ao NFTesouro vão ser distribuídos através de códigos únicos de 6 caracteres. Para reclamar o POAP assim que o encontrarem:
Clicar “Mint”.
Cada código só funcionará apenas uma vez. Se o código já tiver sido reclamado a app dirá que o código não está válido.
Eu poderei ver que códigos é que foram reclamados e por quem.
Se quiserem ler mais sobre o funcionamento dos POAPs podem fazê-lo aqui.
NFTs
Um POAP é um NFT.
NFT, Non-Fungible Token, é uma tecnologia que permite transformar um pedaço de dados digitais em algo único e provar “ownership” desse pedaço de dados.
Por exemplo, se eu vos enviar uma imagem “normal” vocês poderiam fazer um milhão de cópias dessa imagem e não há forma de distinguir entre todas essas cópias nem provar que são donos de uma (ou mais).
Se a imagem que eu vos enviei fosse um NFT, qualquer pessoa poderia verificar em blockchain (uma base de dados pública e onde tudo o que é lá colocado não pode ser apagado ou alterado) que aquela imagem específica é única e é vossa.
Com o exemplo acima do POAP da Liscon vocês podem ver que foram “reclamados” 405 POAPs com imagens iguais. Mas só existe um 228. O 228 é único e eu sou dono dele.
Dei o exemplo de imagem mas pode ser qualquer coisa digital.
Podem ter visto (aqui, aqui e aqui) que há NFTs a serem vendidos por quantias astronómicas. Os POAPs da Caça ao NFTesouro não terão valor de transação nenhum 🙂 Nem é esse o propósito de um POAP.
Também podem ter ouvido que para comprar/vender/receber NFTs é preciso pagar taxas altas. Receber um POAP é grátis. Se quiserem ler a explicação técnica para o porquê de ser grátis podem ler mais aqui.
Registo na app POAP: Email ou Ethereum Address?
Para a Caça ao NFTesouro serão válidos os 2 métodos: Email OU Ethereum Address.
O mundo de Web3/NFTs/crypto ainda é de difícil utilização. Há muita complexidade e processos que têm de ser simplificados. Para comprar um NFT, normalmente, têm de criar uma Wallet (o sítio onde os vossos digital assets vão ser guardados) e ter alguma cryptocurrency para efetuar a compra e pagar as fees de transação.
O que eu gosto nos POAPs é a facilidade de utilização. Apenas precisam do email para receber um NFT. E são grátis para receber!
Assim que instalarem a app vai-vos ser perguntado se querem criar conta com o Email ou Ethereum Address.
Se usarem o email para se registarem, o POAP/crachá que encontrarem vai aparecer na vossa app e será válido para ganhar o livro. Mas esse POAP não será colocado na blockchain. Só o dono do POAP e eu, como criador do POAP, poderemos ver que o POAP foi reservado por esse email. O POAP vai ficar reservado para o vosso email e só será colocado em blockchain se vocês quiserem introduzir um Ethereum Address (e podem fazê-lo mais tarde se quiserem).
O Ethereum Address é o endereço da vossa Wallet. Uma espécie de IBAN que identifica a vossa Wallet. Se quiserem muito criar uma Wallet e um Ethereum Address aconselho a ler com atenção este texto (o mais ‘user friendly’ que eu conheço sobre o tópico).
Para mais informações sobre o funcionamento dos POAPs podem ler aqui.
Porquê a Caça ao NFTesouro?
No que toca a NFTs, a maioria das pessoas foca-se no “use-case” da arte. São famosas as histórias de peças de arte digitais e profile pictures a serem vendidas por milhões. Este lado da arte e do “trading” não me interessa particularmente.
O use-case mais interessante para mim é o NFT-as-access. NFTs que dão acesso a algo no mundo real. A posse de um NFT permite à pessoa provar que tem direito a aceder a algo no mundo real.
A Caça ao NFTesouro é uma forma para eu explorar as possibilidades da tecnologia e fazer o “learn by doing”.
Isto não é uma parceria com nenhuma marca ou editora. Eu comprei os livros.
Pistas
Pista 1 (RESOLVIDA)
O código que procuram está mesmo à frente da vossa cara.
Pista 2 (RESOLVIDO)
O pirata Bartolomeu Português foi responsável por um dos maiores assaltos à Marinha Portuguesa, em 1662. Naturalmente, escondeu o tesouro no último sítio em que eles suspeitariam.
38.697371 , -9.2087343
Pista 3310 (RESOLVIDO)
Ainda dizem que depois da escola nunca mais precisámos de saber o Teorema de Pitágoras.
Há 2 números primos escondidos nesta imagem.
Hipotenusa (h) multiplicado por esses dois números primos = resultado
https://bit.ly/resultado tem o código.
Pista 4 (RESOLVIDA)
Pista 5 (RESOLVIDA)
Às vezes recebo comentários bizarros nos meus posts de instagram.
Pista 6 (RESOLVIDA)
1 – Iniciativa criada pela Hanso Foundation.
2 – O criador de bitcoin é alguém (ou um conjunto de pessoas) conhecido por Satoshi Nakamoto. Não se conhece a verdadeira identidade dele(s). Este computer scientist foi a primeira pessoa a receber uma transferência de bitcoin e é um dos principais suspeitos de ser o Satoshi Nakamoto.
3 – Autor, The Black Swan.
4 – Este rapaz só queria ser pirata. Para isso teve de resolver 3 desafios: Roubar o ídolo dourado da mansão da governadora Marley. Insultar a Carla, a Sword Master de Mêlée Island. E encontrar um tesouro enterrado (que era só uma t-shirt).
5 – O tipo de amnésia da qual sofria a personagem principal da segunda longa-metragem realizada pelo Christopher Nolan.
6 – Organização secreta. Lançou um conjunto de puzzles online. Não se sabe para que fim. Apareceram pela primeira vez no 4chan dizendo que estavam à procura de “indivíduos altamente inteligentes”. Os desafios eram de alta dificuldade e precisavam de conhecimentos de criptografia avançada. Existe muita especulação sobre quem o terá criado. É um dos maiores mistérios da internet.
Pista 7 (RESOLVIDA)
Pista 8 (RESOLVIDA)
Estatisticamente, 78% das pessoas metem coisas falsas no seu CV.