Sobre o post de hoje do Zuckerberg sobre as mudanças no feed e a (ainda maior) diminuição do reach das páginas de empresas:
Acho sempre interessante o facto de, neste triângulo facebook-pessoas-empresas, o facebook se estar completamente a borrifar para as empresas. Porque eles sabem que a opinião das empresas interessa zero para este assunto. E é verdade. A prioridade do Facebook é fazer a plataforma atractiva para manter cá as pessoas. Enquanto as pessoas cá estiverem, por mais mudanças que façam que “lixem” as empresas, as empresas vão querer continuar a estar cá (e a pagar). Uma dessas mudanças passa por continuar a “limpar” a poluição e saturação de conteúdo no feed.
Como em todas as mudanças do género ao feed que já aconteceram, vai ser impecável até as empresas perceberem como explorar/manipular/subverter as regras do novo algoritmo e a dança começa toda outra vez
P.S: acho especialmente interessante quando o Zuck escreve que, com estas novas mudanças, eles sabem que o tempo de utilização da plataforma por utilizador vai diminuir mas que esse mesmo tempo passado cá vai ser muito mais significativo (“meaningful”). Dar um passo atrás para dar dois à frente.
P.P.S: engraçado, acabei de descobrir que é impossível taggar o perfil do Zuck num post de fb.